Panorama geral

Estão metendo a mão em Brasília e (quase) ninguém percebeu

Com certeza o texto mais objetivo e acessível sobre o PPCUB! Parabéns ao pessoal do Quadrado.

Avatar de danicronembergerquadrado

bsb

O problema se chama Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, conhecido como PPCUB. Esse é o nome do projeto de lei que o GDF mandou para a Câmara Legislativa e é alvo de muitas críticas do Ministério Público e de várias entidades ligadas à arquitetura e à preservação de Brasília. Graças a essas entidades, nós, que somos leigos, podemos entender o perigo por trás de tantos termos técnicos. E o caso é grave, bem grave.

Como o próprio nome da lei adianta, o objetivo é nobre: consolidar a legislação de preservação urbanística da cidade. É um texto técnico, que define a forma de ocupação da área tombada de Brasília (Plano Piloto, Sudoeste, Noroeste, Octogonal, Cruzeiro e Candangolândia). Nele, estão os usos permitidos ou proibidos de cada região (residências, comércio, indústria, etc.) e a forma dos prédios serem construídos (altura máxima, área de construção máxima, por aí vai).

O…

Ver o post original 1.089 mais palavras

Um pensamento sobre “Estão metendo a mão em Brasília e (quase) ninguém percebeu

  1. O entrecruzamento dos diferentes interesses sobre Brasília, seu valioso território, se apresenta de forma confusa, principalmente em nível institucional…de um lado aqueles que defendem o patrimônio como algo especial e intocável para o bem da comunidade…e do outro os que defendem a intocabilidade em favor de herdeiros notáveis, concordando inclusive com mudanças em normas de domínio público. O que esperar de um Secretário de Urbanismo que coloca faixas de propaganda política nas áreas públicas da cidade?

Deixe um comentário