Assim é Brasília/Panorama geral

Algumas boas notícias

drive in 3Cristiano de Sousa

A profunda crise econômica que atingiu o país e um inédito racionamento de água no DF não permitem que 2017 seja lembrado exatamente por boas notícias, contudo, em sua reta final, ao menos duas delas renovam nossas esperanças em dias melhores: o reconhecimento do Cine Drive-in como patrimônio cultural e o início da recuperação do Teatro Nacional.

O caso do Cine Drive-in é emblemático para o nosso Urbanistas por Brasília. Tudo começou no final de 2014, quando soubemos que este cinema, o último do Brasil e talvez da América Latina, corria risco de ser alterado e até mesmo demolido devido a obras no Autódromo que visavam receber a Formula Indy na cidade em 2015.

Também soubemos que havia um projeto de lei na Câmara Legislativa do DF (CLDF) para a proteção do Drive-in. Por entendermos que há um valor histórico, afetivo e cultural desse espaço com a cidade, decidimos criar petição on line para sensibilização da população e da mídia e aprovação do projeto de lei.

drive in 5 mexidodigital

fonte: mexidodigital.com.br

A mobilização foi um sucesso e alcançamos mais de 19 mil assinaturas do país todo, com manifestações inclusive de pessoas interessadas em vir à cidade especialmente para conhecer esse cinema, o que demonstrou também o seu potencial turístico. Assim, a pressão popular e da mídia foram decisivas para que obras do Autódromo não atingissem o Cine Drive-in e, no início de 2015, elas foram definitivamente canceladas.

No início de dezembro de 2017 fomos informados que o projeto de lei que declara o Cine Drive-in de Brasília um patrimônio cultural do DF havia sido aprovado pela CLDF. Apesar de não ser propriamente um tombamento – que na verdade é um ato administrativo que deve seguir um rito específico – a aprovação da lei confere proteção ao cinema e ao mesmo tempo garante flexibilidade para melhorias futuras no local.

drive in 2

Essa história vitoriosa confirmou como vale a pena se envolver e se mobilizar pelo que é consideramos ser o correto e que lutar pelo que acreditamos vale a pena! Agradecemos a todos que fizeram parte dessa história e hoje também são responsáveis pela existência de nosso Cine Drive-in!

Ouça no link a seguir a arquiteta e urbanista Romina Capparelli tratando desse assunto no quadro “ASSIM É BRASÍLIA”, que vai ao ar na CBN Brasília sempre às quartas-feiras, às 9h50:

.

NA CULTURA, ESPERANÇA RESTAURADA

.

Romina Faur Capparelli é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Consultora legislativa do Senado Federal, integra o movimento Urbanistas por Brasília e é membro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF) e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos no DF (ICOMOS/DF).

Deixe um comentário