Brasília convive há alguns meses com um inusitado elemento na entrada/saída do Aeroporto Internacional de Brasília: um imenso Pórtico vermelho marcado pelo nada sutil perfil de uma garrafa de uma famosa marca de refrigerantes dando as boas-vindas à cidade.
A estrutura assombra quem desembarca na cidade e a primeira impressão que se tem é que Brasília foi vendida no pacote da Copa do Mundo e agora virou um Parque Temático: a COKELAND!
As dimensões do pórtico são realmente de impressionar, com cerca de 12 metros de altura (ou um prédio de 4 andares) e mais de 40 metros de largura. Também de impressionar é o gosto duvidoso da solução adotada, que faz lembrar um martelo (cuja cabeça é a tal garrafa) ou um delírio propagandístico-carnavalesco avermelhado.
Há algo estranho nisso tudo. Dar boas-vindas não é uma prerrogativa da cidade, de seu governo e seus moradores, todos empenhados em receber os visitantes da melhor forma possível?
Definitivamente, ceder esse gesto de boas-vindas a uma multinacional é algo constrangedor e muito questionável. É realmente essa empresa que deveria ter a honra de receber os visitantes que vêm conhecer a capital do país?
Após levantarmos o tema pelo Facebook em nossa página a insatisfação generalizada com esse incômodo marco na paisagem tomou voz imediatamente. Em poucas horas as manifestações de repúdio se espalharam pela rede a ponto de virarem pauta para o jornal Correio Braziliense (leia aqui).
Em menos de 24 horas a foto do pórtico da Cokeland teve 256 “Curtidas” e 128 comentários. Desses comentários a esmagadora maioria condenou veementemente o pórtico e somente 7 pessoas o defenderam, ainda que com argumentos muito questionáveis e uma visão mercantilista da cidade.
Preciosismo? Radicalismo? Alguns dos (poucos) defensores da extravagância instalada na porta da cidade disseram que “é apenas um negócio” e que “a empresa está patrocinando e colocou essa estrutura“.
Então é bom todos refletirmos quais são os limites dos negócios feitos com entidades internacionais em nome de eventos passageiros e se “pagar” é sinônimo de relativizar os limites do bom senso e da soberania da cidade sobre seus valores.
Para piorar um pouco as coisas, faz cerca de um mês e meio que a Copa das Confederações acabou e todos esperavam que o constrangimento tivesse fim ao menos por hora, mas segundo a reportagem do Correio Braziliense esse monumento ao mal gosto e ao abuso econômico tem previsão de permanecer até o fim da Copa do Mundo de 2014!
E para quem duvida que em Brasília as coisas andam muito estranhas, vejam como será o Pórtico da capital gaúcha aqui
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Lembro de um gigantesco poste do McDonalds em frente à lanchonete dessa franquia na L2Sul (visto até do Lago Sul), e de uma propaganda de refrigerante (Coca-cola ou Guaraná Antártica, não me lembro) na lateral do Conic (que tinha como pano de fundo a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional) – ambos deram tanto o que falar que em pouco tempo foram retirados e cairam no esquecimento. Pelo que me consta, existe um Plano Diretor da nossa cidade que rege essas questões de poluição visual. Não entendo qual a diferença daquela poluição visual para essa de agora… Essa propaganda foi errôneamente autorizada (se foi autorizada), então que quem assinou a autorização responda por sua incompetência e improbidade.
Infelizmente esse erro de marketing está localizado fora da área tombada, então é um caso diferente das outras duas situações que você citou. De qualquer forma temos esperança que a empresa perceba como essa iniciativa está tendo uma má repercussão e retire esse pórtico. E de preferência não venha com nada similar em outro local.
O gigantesco poste do McDonalds foi retirado por iniciativa do Ministério Público à época. Tenho certeza que esse pórtico foi autorizado às pressas, respeitando ou não o plano diretor. Infelizmente a Copa do Mundo, que eu não tenho nada contra e apoio ser no Brasil, não está respeitando plano diretor, nem prédios históricos país afora porque o interesse econômico das empreiteiras e dessas grandes empresas falam mais alto. Mas os movimentos na internet sempre dão algum resultado, quem sabe alguém não se sensibilize com a revolta de tantos? E tentam deixar um restinho dessa nossa cidade já tão descaracterizada… Gostei muito de saber que existe esse blog.
Cara Cristina, concordamos com você! Esperamos que essa manifestação popular seja ouvida com sensibilidade pela area de marketing dessa empresa. Que bom que gostou do Blog! Acompanhe também nossa pagina no Facebook http://www.facebook.com/urbanistasporbrasilia. Contamos com sua divulgação!
Pingback: Bem-vindos à Cokeland? | bolachinha com ovo
E o GDF deu alguma explicação sobre essa coisa tosca enfeiando nossa cidade?
Não se manifestou. Ignorou solenemente. Vamos ver até quando?
Que absurdo!! Mas algum documento foi enviado ao GDF sobre o assunto? O que foi realmente feito?
Aliás, a própria Coca-Cola está ciente da rejeição da cidade a esse monumento ao mal gosto pois foi marcada em várias fotos no Facebook. As tarefas são muitas e não tivemos como mandar documento ao GDF mas contamos com a pressão da mídia e da sociedade para alguma atitude de bom senso desse governo.
Entendi… Vamos continuar pressionando então! 🙂